quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Estoicismo

Nutrir e encarar o mundo de forma estóica foi muito o que me fortaleceu a mente (não tanto né, ainda tenho um bocado a aprender). Hoje no metrô, a caminho do trabalho por um acaso (induzido por uma conversa pra ser mais honesta) me recordei que sofrer é o resultado do desejo, o que não pode ser controlado, deve ser aceito, que a praticidade deve ser um príncipio regente na vida do ser humano, que viver em comunhão com a natureza é o caminho correto e que devemos viver pela virtude.

"A virtude nos estoicos tem a ver com a excelência e com o alcance do potencial destinado. Para isso, eles destacam quatro qualidades: sabedoria, justiça, coragem e disciplina. Todas elas são sempre peneiradas pela razão, que nos levaria a buscar sabedoria, agir com justiça, utilizar a coragem e cultivar a disciplina."

Assim que me firmei a calmaria retornou, pude analisar com calma sem a distorção de minhas emoções, o que deixou bem claro que o sofrimento, somos nós mesmos que causamos e vivemos nele. É como andar em círculos sem estar realmente preso a algo, quando se levanta a cabeça é visto um mar de possibilidades.

A escola estóica é realmente a que mais auxiliou a minha evolução (pequenina, mas ainda assim). Aqui percebi que reclamar tanto não é solução quanto só piora as coisas, que suas ações vão nutrir o seu entorno e que se o que você tem a dizer pode ferir alguém (quem quer que seja) é melhor calar, pq isso a longo prazo é ferir a si mesmo

Nenhum comentário: